terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Depois da tempestade

A imprensa nacional e internacional deu destaque, durante cerca de uma semana, a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, RS. O que é perfeitamente aceitável e até elogiavel.

Agora, passados vários dias do fato, a ênfase nos noticiários diminuiu, restringindo-se a cobertura da imprensa local sobre as apurações de responsabilidades civis e criminais, a cargo da Policia Civil Gaucha e do Ministério Publico local.

Mas o que eu quero lembrar é que a fase mais importante para a prevenção de futuras tragédias - que é só o que se comenta no momento, vide as vistorias e fechamentos de casas noturnas e estabelecimentos congêneres pais a fora - está em pleno andamento, nas salas mal equipadas e mal iluminadas das Delegacias de Policia e Prefeituras gaúchas, exercida por servidores em sua maioria mal remunerados e desmotivados.

A parte os chefes, delegados, comandantes e lideres que gostam dos holofotes, é das mais e cabeças de anônimos servidores públicos que vao sair as conclusões e medidas preventivas e pedagógicas desejadas pela população.

A imprensa, nesta hora, deixa a desejar quando nao enxerga a importância e relevância destes anônimos que carregam grande responsabilidade. Nao serão lembrados como heróis ou vilões, alias, nem serão reconhecidos, mas serão eles os verdadeiros responsáveis por uma melhoria na segurança dos locais públicos, e nao os políticos ou outros aproveitadores de ocasião.

Rendo aqui minha homenagem a estes profissionais incógnitos e humildes. Deles será o verdadeiro credito no futuro - credito que nunca receberão.

Nenhum comentário: