quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Uma chance pro Anonymus

Se tem um cara que faz um programa de culinária na TV que não merecia o espaço que tem é o Zé Antônio Pinheiro Machado. Como muitos devem saber, ele apresenta o Anonymus Gourmet na TVCOM de Porto Alegre, RS. Ensina basicamente como fazer pratos "gourmet" com ingredientes e preparo simples, ou pelo menos, tenta. Na minha modesta opinião de apreciador da boa mesa e aspirante a cozinheiro, ele simplifica demais as coisas. Concordo que a idéia é interessante e de forte apelo popular, mas acho que quem dispõe de um espaço na TV deveria ter mais cuidado no que propõe, porque não combina fazer um programa culinário para ensinar a fazer gelatina de frutas com chantilly, ou para aproveitar os restos do churrasco e fazer uma fritada caseira. Sei lá, cada um no seu quadrado, mas é minha maneira de ver as coisas.

Pra não dizer que estou pegando no pé do Zé Antônio, resolvi testar uma de suas últimas dicas: o modesto Milagre de Forno, que consiste em aproveitar pão de forma velho, queijo e mortadela também já vencendo uma dúzia de ovos (!) - estes tem que estar em dia! Pra quem quiser a receita, vá até www.clicrbs.com.br/anonymusgourmet/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&template=692.dwt&rootdir=/shared&source=DYNAMIC,gastronomia.AnonymusDataServer,receitas&id=6386&semana=7&mnit=programa e copie.

E aqui vão umas fotos feitas com meu Sony Ericcson K550i. As clássicas antes e depois:

E vejam como ficou, servido:

Infelizmente blog não transmite cheiro nem sabor, mas até que ficou gostoso. Nada do outro mundo, mas simples e fácil de fazer. Vou dar um ponto positivo pro Zé.

3 comentários:

Charles Dalberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Charles Dalberto disse...

O Antônimus Gourmet é para quem precisa de culinária, realmente. Quem deseja gastronomia, não deve esperar de um programa que ensina a cozinhar costela com aipim.

É programa para classes menos favorecidas não pelo poder aquisitivo, mas pelo bom gosto. Evidente que até o gosto refinado se aprende de modo empírico e é preciso pagar pela experiência.

Salvar-se-ia, o programa, no gênero humor?
Quem sabe as pessoas acham o apresentador simpático, engraçado.
As receitas são para quem pouco ou nada sabe sobre temperaturas e temperos. Pode ser um início.

Charles Dalberto disse...

p.s. a exclusão do primeiro comentário foi motivada por um equívoco de redação.